Produtores participam de curso de manejo e ordenha

1 de abril de 2019

A secretaria municipal de Agricultura da Prefeitura de Francisco Beltrão e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveram curso de manejo e ordenha dirigido para produtores rurais da cadeia leiteira. Ao todo houve a presença de 12 produtores.

Conforme a secretária municipal de Agricultura, Maria Lúcia Matarezi, os produtores receberam orientações sobre os cuidados com a vaca antes do parto, nascimento da bezerra, manejo de vacas, condição corporal do rebanho, aplicação de vacinas e medicamentos, ordenha e qualidade do leite.

“Tudo isso é de extrema importância para garantir a qualidade do leite produzido em Francisco Beltrão”, relata Maria. Inclusive habilita os produtores para o curso de inseminação artificial que será realizado de 23 a 26 de abril.

Ao final dos dois cursos os participantes  recebem certificado de inseminadores, que habilita a receber sêmen e nitrogênio através do programa Pia (Programa de Inseminação Artificial) que também é mantido pela prefeitura.