Produtores de mel recebem certificação do Susaf

27 de novembro de 2020

Mais uma agroindústria de Francisco Beltrão poderá comercializar os seus produtos em todo o Estado do Paraná, pois foi agraciada com o registro de certificação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF). A contemplada é a Indústria de Extração e Beneficiamento de Produtos de Abelha, com sede no bairro Alvorada.

A certificação do Serviço de Inspeção Municipal da secretaria municipal de Agricultura foi oficializada nesta semana em ato que contou com os produtores sócios da empresa, Ademir Peres de Macedo, Nilton Laabs e Valdecir Tosetto, responsáveis pelas marcas Mel Sudoeste, Mel Apiários Tosetto e Adimel. A capacidade de processamento anual é de 12 toneladas, englobando mel envasado e no favo. Os três são integrantes da Associação de produtores de Mel.

De acordo com Claudimar de Carli, secretário municipal de Agricultura, é a primeira indústria de mel do Paraná que recebe a certificação do Susaf e a terceira do município. Uma indústria de embutidos e outra de queijos já foram contempladas. “Estamos tendo celeridade no processo de certificação graças ao empenho da nossa equipe de inspeção municipal, que é referência no Paraná. Esta cerificação é importante para os produtores, para os consumidores e para o município. Em breve outras agroindústrias serão contempladas”, enfatiza Claudimar.

Participaram do ato de certificação os produtores contemplados e seus familiares, profissionais do Serviço de Inspeção Municipal, coordenados pelo médico veterinário Sidney Pasqualetto Júnior, o deputado estadual Wilmar Reichembach, a chefe do núcleo regional da SEAB, Denise Chiapetti Adamchuk, o coordenador regional do Instituto de Desenvolvimento Rural, Carlos Alberto Wust da Silva e o secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli.