Produtores de Beltrão recebem sêmen e nitrogênio

30 de junho de 2020

Nesta terça-feira (30) a secretaria municipal de Agricultura da Prefeitura de Francisco Beltrão fez a recarga de nitrogênio e de sêmen aos produtores que participam do Programa de Inseminação Artificial (PIA). A entrega foi realizada no Parque de Exposições Jayme Canet Junior, com todas as medidas de prevenção, inclusive com atendimento individual dos produtores para evitar aglomerações. São 240 produtores que passaram por treinamentos de manejo inicial de ordenha e de inseminação. Com isso estão habilitados a fazer a inseminação para a melhoria da genética do rebanho.

O secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli, lembra que em 2019 mais de 1500 produtores de leite foram atendidos pelo PIA. “É uma ação que melhora a qualidade genética dos animais e por consequência a produtividade de leite, uma das principais fontes de renda do nosso agricultor”, enfatiza Claudimar. Além de receber o material, os produtores são beneficiados com assistência técnica. “O programa tem ajudado a consolidar Francisco Beltrão como o grande polo estadual de produção de leite”, diz Claudimar.