Produtor adere ao Balde Cheio e aumenta a produção de leite

13 de dezembro de 2019

O produtor de leite Claudir Perdoncini, da Linha Guanabara, interior de Francisco Beltrão, participa do programa Balde Cheio, um projeto criado pela Embrapa e executado pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura. Quando iniciou no programa, há cerca de dois anos, a propriedade do Claudir produzia pouco mais de 300 litros de leite por dia. Recentemente ele superou a meta de mil litros de leite/dia.

Para marcar o feito, Claudir e sua família convidaram autoridades e técnicos do programa para visitarem a propriedade como forma de dividir a conquista. “O conhecimento adquirido com o programa nos fez chegar a estes resultados. Investimos principalmente na alimentação dos animais, fizemos análise do solo, a adubação e o manejo das pastagens. Com isso conseguimos dar o ponto certo de corte da grama”, explicou.

O engenheiro agrônomo Juliano Fabrício acompanha a propriedade de Claudir e explica que o resultado foi conseguido sem investimentos significativos nas instalações. “Cada propriedade tem um sistema único de produção. Com as informações na mão e definidos os objetivos que a família quer atingir, qual o norte, pra onde quer andar, fazemos a adequação das tecnologias à realidade da propriedade para construir os resultados. Conquistados os objetivos é hora de comemorar e já definir novas metas a serem alcançadas”, comenta.

Para o secretário municipal de Agricultura, Claudimar De Carli, foi possível tirar o máximo da propriedade com a infraestrutura que ela oferece. “O produtor precisa trabalhar pelo aumento da produtividade e redução de custos para conseguir buscar o ponto de equilíbrio e melhorar os resultados da propriedade”, afirmou o secretário. O prefeito Cleber Fontana e o vice-prefeito Antonio Pedron conheceram a propriedade e ficaram satisfeitos com o que viram.

“Muitas vezes o produtor tem a vontade, quer melhorar, mas faltam conhecimentos, informações e apoio do poder público. Através deste programa a prefeitura se coloca como parceira, trazendo conhecimento e ajudando a melhorar a propriedade como um todo”. afirma Cleber. “Hoje é dia de comemoração. É um motivo de orgulho para todos nós porque com certeza a renda da família melhora. Isso é bom para o município e é bom pra todo mundo”, finaliza o prefeito.