Prefeitura e Itaipu Binacional firmam convênio para viabilizar biodigestores em propriedades rurais

11 de março de 2016

Godinho, Cantarelli, Samek, prefeito Cantelmo Neto, Gleisi, Nilton, Basso e Comunello no evento de assinatura do convênioMais de 100 propriedades rurais de Francisco Beltrão receberão estudo de viabilidade para instalação de biodigestores que transformará os dejetos de animais em energia. O projeto de viabilidade será custeado pela Itaipu Binacional, através do CI Biogás e terá contrapartida do Município na fase de implantação, conforme estabelece convênio assinado na manhã desta sexta (11), em evento que integrou a programação da Expobel.

“O conceito de lixo, daquilo que se joga fora, não existe mais; hoje tudo pode ser reaproveitado, se transformar e ter utilidade, tudo tem oportunidade de se trabalhar, e é isto que estamos fazendo”, afirmou o presidente da Itaipu, Jorge Samek, no ato de assinatura do convênio. Ele citou que na Europa, por exemplo, boa parte das propriedades são sustentáveis em energia graças ao reaproveitamento de dejetos: “este é o futuro e Beltrão está no caminho dele com este projeto”, completou.

Através do convênio a CI Biogás irá avaliar a implantação de biodigestores em algumas propriedades e também na comunidade de Assentamento Missões, onde será feito um modelo de condomínio para captação dos dejetos e transformação em energia para diversas famílias.

Para o prefeito Antonio Cantelmo Neto, o projeto é um avanço ao modelo de produção familiar característico do município. “As propriedades rurais de nossa região passaram por uma grande transformação nos últimos anos, algo que é contínuo e que em uma nova fase considera a sustentabilidade da produção”, disse.

O superintendente do Incra, Nilton Bezerra Guedes, a senadora Gleisi Hoffmann e o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, também acompanharam o evento. O projeto tem acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural.