PIA atende 1.500 produtores de leite

No ano de 2019 mais de 1.500 produtores de leite de Francisco Beltrão foram atendidos pelo Programa de Inseminação Artificial (PIA). O balanço  é da secretaria municipal de Agricultura, que coordena o programa da administração municipal que tem como principal objetivo melhorar a qualidade genética dos animais e a produtividade de leite.

De acordo com o secretário Claudimar de Carli, foram investidos mais de R$ 130 mil na aquisição de 8.300 doses de sêmen e mais de 18 mil litros de nitrogênio distribuídos aos produtores com a orientação dos inseminadores que atuam em todo o interior do município.

“Trata-se de uma ação que beneficia todos os produtores, mas priorizando os pequenos, que conseguem melhorar a genética dos animais com este apoio disponibilizado pelo poder público, que custeia o nitrogênio e o sêmen”, enfatiza Claudimar.

Ele destaca que além de receber o material, os produtores que participam do programa tem uma constante assistência técnica sobre toda a cadeia produtiva, o que vem resultando na consolidação do município como grande polo estadual de produção de leite, com a constante melhoria da qualidade. A secretaria já está com todo o cronograma pronto para a continuidade do programa no decorrer de 2020.