PIA atende 1.500 produtores de leite

26 de dezembro de 2019

No ano de 2019 mais de 1.500 produtores de leite de Francisco Beltrão foram atendidos pelo Programa de Inseminação Artificial (PIA). O balanço  é da secretaria municipal de Agricultura, que coordena o programa da administração municipal que tem como principal objetivo melhorar a qualidade genética dos animais e a produtividade de leite.

De acordo com o secretário Claudimar de Carli, foram investidos mais de R$ 130 mil na aquisição de 8.300 doses de sêmen e mais de 18 mil litros de nitrogênio distribuídos aos produtores com a orientação dos inseminadores que atuam em todo o interior do município.

“Trata-se de uma ação que beneficia todos os produtores, mas priorizando os pequenos, que conseguem melhorar a genética dos animais com este apoio disponibilizado pelo poder público, que custeia o nitrogênio e o sêmen”, enfatiza Claudimar.

Ele destaca que além de receber o material, os produtores que participam do programa tem uma constante assistência técnica sobre toda a cadeia produtiva, o que vem resultando na consolidação do município como grande polo estadual de produção de leite, com a constante melhoria da qualidade. A secretaria já está com todo o cronograma pronto para a continuidade do programa no decorrer de 2020.