Fruticultores recebem assistência do município

6 de agosto de 2018

A Administração Municipal de Francisco Beltrão, através do Departamento de Agropecuária, tem prestado assistência técnica aos produtores frutas do município. As propriedades que trabalham com fruticultura recebem assistência do engenheiro agrônomo Pedro Luis Niemies, que auxilia desde a plantação, adubação, poda e controle de pragas das plantas. O objetivo é melhorar a produção e a qualidade das frutas.

A secretária Maria Lucia Matarezzi e o diretor Claudimar de Carli visitaram a propriedade de Joelsio Klein, na comunidade de São João, para acompanhar  as instruções repassadas pelo agrônomo Pedro sobre as podas que são realizadas entre os meses de maio e agosto. O agrônomo repassa as informações de manejo das mudas e o proprietário e seu funcionário, José Cezar Cavalheiro realizam os trabalhos.

“Antes desta assistência prestada pela prefeitura, eu tinha perdido muitas mudas, mas com as informações corretas de como trabalhar com as plantas frutíferas teremos um melhor aproveitamento das mudas e consequentemente a produção será satisfatória. É importante ressaltar que para toda a produção já existe comprador interessado”, ressalta Joelsio.

A propriedade possui mais de 1.000 mudas de plantas frutíferas e algumas já estão produzindo. São cinco variedades de laranjas, duas de bergamotas, figo, pêssego, ameixa, graviola, pera, maçã, pitaia, cereja, pitanga, jabuticaba, romã e videira. Pedro explica que esse trabalho vem sendo feito em dezenas de propriedades em diversas comunidades do interior do município, visto que a fruticultura planejada é uma excelente fonte de renda para os agricultores.