Com conceito sustentável, propriedade dos Furlani é eleita referência em Beltrão

13 de maio de 2016

Da assessoria

Um sítio de 22 hectares em que se produz um pouco de tudo foi escolhido como a propriedade destaque de Francisco Beltrão no concurso promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Assema e Seab. A família Furlani, proprietária do local, receberá a premiação no dia 1º de junho, em evento que anunciará agricultores vencedores de outros municípios e da avaliação de redução de perdas na colheita de soja.

A diversidade da produção, seja para comercialização ou consumo próprio, é um dos diferenciais do sítio. Além de boa parte da área ser utilizada como reflorestamento, com fonte devidamente protegida e água de poço artesiano, as duas principais atividades da família são a criação de frangos e o cultivo de grãos.

Já o pomar e a horta, os peixes e o leite – que é transformado em queijo – são para o próprio consumo. Até a lenha utilizada para aquecer os aviários é retirada de uma área de eucaliptos cultivada pela família.

Toda administração do local é muito bem organizada, com planilha de gastos, e a atividade está mantendo as filhas do casal Itacir e Clenir por perto: ambas se casaram e os genros ajudam a tocar a propriedade.

Neste ano, o concurso buscou reconhecer propriedades auto-sustentáreis e estabeleceu uma série de critérios para a premiação. “Tínhamos outras propriedades de Beltrão selecionadas dentro da temática, mas esta foi a que melhor atendeu aos critérios para a premiação”, destaca a técnica da Prefeitura, Zenita Miranda.

O casal dono da propriedade referência ganhará uma viagem técnica com outros produtores rurais até o porto de Paranaguá, local por onde é escoada boa parte da produção agropecuária do estado.




Pular para o conteúdo