Clube da Bezerra incentiva a sucessão familiar

3 de julho de 2019

O programa denominado de Clube da Bezerra, realizado pela prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Agricultura, vem dando excelentes resultados. Crianças e adolescentes que moram no campo são incentivados a cuidar das bezerrinhas desde o nascimento, contando com o apoio técnico da equipe da secretaria. O objetivo é fomentar a sucessão familiar, incentivando os jovens a ficarem no campo, nas propriedades de suas famílias.

Crianças e adolescentes que participam do clube e suas bezerrinhas foram um dos principais destaques da 8ª Via Tecnológica do Leite, realizada no mês de junho. Um dos principais momentos do evento é o julgamento dos animais. Neste ano 20 bezerras concorreram em quatro categorias e a grande campeã foi a Princesa, que pertence a Vittor Bortolini, de 10 anos, da comunidade de Menino Jesus.

“Quero ser veterinário e ficar morando aqui no interior. Adoro cuidar do gado e vou ensinar tudo que estou aprendendo no Clube da Bezerra para meu irmãozinho Germano”, conta Vittor. Desde cedo ele se apaixonou pelos animais da propriedade da família.

Há sete anos, quando tinha 3 anos de idade, Vittor pousou ao lado da bezerra Tifany, que foi campeã na Expovizinhos 2013. A bezerra Princesa que sagrou-se campeã mirim no ranqueamento da raça holandesa na Via Tecnológica deste ano é neta de Tifany.

Para o pai Marcos e o avô Bruno Bortolini estes momentos da vida são inexplicáveis. “Quis o destino que na Via Tecnológica do Leite deste ano o Vittor desfilasse com esta bezerra. Ele tinha outras opções, mas escolheu a Princesa”, relata Marcos.

A propriedade de Marcos e de seu pai Bruno Bortolini tem uma área de 36 hectares e conta com 25 vacas, que produzem 650 litros de leite por dia. “A produção de leite hoje para nossa família é fundamental. No passado era uma atividade que dava apenas para pagar a conta de luz e hoje se tornou o carro chefe da nossa propriedade”, relata Marcos.