Beltrão realiza seminário sobre Produção de Leite

9 de outubro de 2019

Na próxima semana, dias 15 e 16, terça e quarta-feira, será realizado em Francisco Beltrão um importante seminário sobre a produção de leite, com enfoque principal nas instruções normativas  76 e 77 do Ministério da Agricultura que tratam das novas regras de produção e padrão de qualidade do leite. Será no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, a partir das 13h30. Serão duas turmas, uma em cada tarde.

“O seminário é dirigido para todos os produtores do município e é de suma importância que participem, já que serão repassadas informações e tiradas todas as dúvidas sobre as novas normas do setor”, comenta Claudimar de Carli, secretário municipal de Agricultura. Explica que esses seminários estão sendo realizados em todas as regiões do Paraná e tem mobilizado a cadeia produtiva.

A Instrução Normativa 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na Instrução Normativa 77 foram estabelecidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor. As regras abrangem a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos,  formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose. O objetivo principal é aproximar produtores e indústria, dando maior segurança para o consumidor e fomentar o desenvolvimento para o setor produtivo.

O seminário de Francisco Beltrão é organizado pela administração municipal, por meio da secretaria municipal de Agricultura, contando com as parcerias da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Emater, Adapar, Iapar, Associação dos Municípios do Sudoeste e Associação de Secretários Municipais de Agricultura.

2 anexos