Vida no Trânsito

15 de fevereiro de 2018

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes de trânsito, se constituindo na principal causa de morte de jovens com idade entre 15 e 29 anos. A diretora do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Marilda Galvan, destaca a importância da realização de ações voltadas à segurança no trânsito, tendo como meta a redução de acidentes e em consequência das lesões causadas.

Ela lembra que este objetivo é preconizado pelo Programa Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde. O município de Francisco Beltrão integra o programa desde o início de 2017. O foco do Programa é reduzir as mortes e lesões graves no trânsito a partir da qualificação da informação, de ações planejadas desenvolvidas e executadas intersetorialmente e na ênfase em dois fatores de risco, direção sob efeito de bebida alcoólica e velocidade incompatível, além de avaliar fatores culturais de cada município.

As ações voltadas à redução da morbimortalidade no trânsito recorrem à Estratégia de Pró-atividade e Parceria (EPP) e envolvem a interação de diferentes órgãos de segurança. Marilda enaltece as parcerias firmadas em Beltrão e ressalta que é necessário trabalhar de forma integrada. O Programa tem a participação do Debetran, polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Samu, 8ª Regional de Saúde, secretaria municipal de Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde, Detran e Instituto de Criminalística.

As ações são executadas através de etapas. O município estabeleceu as principais fontes de dados relativas a acidentes de trânsito e a partir da análise destes dados começou o processo de análise de acidentes de trânsito. Esta etapa tem por objetivo compreender os determinantes e condicionantes de cada acidente grave ou fatal ocorrido, bem como hierarquizar os fatores que contribuíram para a ocorrência e ou severidade do acidente. A comissão de análise de acidentes de trânsito se reúne a cada 30 dias para avaliar os acidentes com vítimas fatais ocorridos no município.

A análise dos acidentes produz informações que vão fornecer subsídio ao planejamento de programas, projetos e sistemas baseados em evidências, permitindo o estabelecimento de prioridades para o município. De acordo com da Policia Civil, no ano de 2016 foram contabilizados em Francisco Beltrão 123 óbitos decorrentes de acidente de trânsito, com 25 residentes no município. Em 2017 foram 79 óbitos, sendo 22 de Francisco Beltrão.