População aprova projeto “Na rua, sem meu carro”

8 de julho de 2019

Na manhã de sábado, dia 6, a população teve mais comodidade e segurança para caminhar na área central de Francisco Beltrão. Visando  valorizar os pedestres e a integração de modais sustentáveis, o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio do curso de Engenharia Ambiental (Projeto de Extensão de Ciclomobilidade), realizaram a primeira edição do projeto “Na Rua, Sem Meu Carro”.

Houve o fechamento de uma pista da avenida Julio Assis Cavalheiro, no trecho entre as ruas Ponta Grossa e Tenente Camargo, no sentido do Calçadão, deixando a via livre para a circulação de pedestres. Marilda Galvan, diretora do Debetran, avalia a iniciativa como um avanço. Na sua visão, “com a rápida motorização, a busca por estratégias voltadas à segurança no trânsito, contemplando todos os modais de transporte, deve ser cada vez mais discutida e colocada em prática”.

Agentes de trânsito do Debetran e acadêmicos da UTFPR aproveitaram para realizar abordagens. As pessoas responderam um questionário e opinaram sobre o projeto, que recebeu aprovação de 74% dos entrevistados, com avaliação bom e muito bom. Quase 60% das pessoas que opinaram querem que sejam realizadas atividades de lazer, principalmente com as crianças. A idéia é que a ação seja realizada pelo menos uma vez ao mês.




Pular para o conteúdo