Debetran recebe estudantes para educação de trânsito

31 de agosto de 2018

Na tarde de quinta-feira, 30, no Espaço Público de Trânsito, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) recebeu crianças da Escola Municipal Bom Pastor, do bairro Luther King. O projeto atende crianças do terceiro ano da rede municipal de ensino público e particular.

Os temas abordados durante as aulas teóricas e práticas contemplam os cuidados relacionados a correta travessia das ruas, priorizando as faixas de pedestre, utilização do cinto de segurança, a criança enquanto pedestre, ciclista, passageiro de veículo e de moto.

A diretora do Debetran, Marilda Galvan Ribeiro, enfatiza a necessidade de desenvolver ações eficientes de educação para o trânsito, criando hábitos e comportamentos seguros, através de um processo contínuo de conscientização. Para ela o trânsito não é uma questão de individualidade e sim de responsabilidade coletiva, porque o respeito gera a educação.

“Entendemos que, implantando a educação para o trânsito em todos os níveis escolares, desde a infância até a fase adulta, modificamos as atitudes dos motoristas. Preparar a sociedade para o trânsito é transformar a história a favor da preservação da vida”, completa Marilda. A iniciativa conta com apoio do Rotary Club Francisco Beltrão Urio Park e da cooperativa Rodocrédito.