Beltrão tem redução de 56% de mortes no trânsito

8 de julho de 2020

A Comissão Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito de Francisco Beltrão concluiu a apuração dos dados estatísticos do primeiro semestre de 2020. Os resultados confirmam grande redução no número de mortes decorrentes de acidente de trânsito. Enquanto no mesmo período de 2019 foram registradas 09 vítimas fatais, em 2020 foram 04 óbitos, representando 56% de redução.

São computados os dados de acidentes e vítimas do perímetro urbano e das rodovias que cruzam o município. Vários fatores são analisados pelos membros da Comissão com o intuito de identificar os fatores de risco para cada acidente. A partir desta análise são estabelecidas alternativas de ações para um trânsito mais seguro.

Em 2019 foram registrados óbitos em todos os meses do primeiro semestre, com ênfase para junho, com 03 mortes. Em 2020 os registros de vítimas fatais foram de março e maio. No que se refere a idade das vítimas, nos seis primeiros meses do ano passado ficou compreendida entre 04 anos (01) 17 a 49 anos (07) e um idoso, de 78 anos. No mesmo período deste ano ficou compreendida entre 19 a 48 anos.

Com o objetivo de traçar um panorama frente aos acidentes, outros fatores são avaliados pela equipe, dentre eles os locais das ocorrências. Em 2019 a maior incidência ocorreu na área urbana do município. No primeiro semestre de 2020 a situação foi oposta e 100% dos óbitos ocorreram em rodovias, ou seja, na cidade não houve nenhum acidente com vítima fatal.

A Comissão também avalia os meios de transporte com mais ocorrências.  No semestre inicial de 2019 foram 03 vítimas ocupantes de veículos leves, 02 ocupantes de veículos pesados, 02 óbitos de motociclistas e 02 pedestres. Os dados de 2020 apresentam todas as vítimas ocupantes de veículos leves.

Fatores referentes a alcoolemia são prioritários durante as análises.  No período contemplado em 2019, do total de 09 vítimas, 5 apresentaram dosagem alcoólica. Durante todo o ano de 2019 foram 17 óbitos e 10 apresentaram dosagem alcoólica, totalizando 58,82% do total.

Integram a equipe de análise profissionais do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Secretaria Municipal de Saúde, 8ª Regional de Saúde, Detran Paraná, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Instituto Médico Legal, Corpo de Bombeiros e Samu.

VISÃO ZERO PROGRESSIVA

O Visão Zero é um conceito de segurança viária que não aceita perder vidas no trânsito. A ferramenta vem sendo utilizada pelo Departamento Beltronense de Trânsito, por meio do Programa Vida no Trânsito, com o objetivo de zerar as vítimas fatais de trânsito.  A ênfase está na valorização da vida, focando nos recordes de dias consecutivos de preservação de vidas no trânsito.

O gráfico abaixo apresenta os intervalos de dias sem óbitos no trânsito e mantém a partir da data do último registro até a data de hoje (07/07) 38 dias consecutivos de vidas preservadas.

Abaixo o gráfico sobre a redução de mortes em 2020