Ação enfoca mobilidade ativa

27 de maio de 2019

No sábado, dia 25, foi realizado em Francisco Beltrão um passeio por Mobilidade Ativa, ação que faz parte do cronograma de atividades desenvolvidas durante o Maio Amarelo e contempla o projeto de ciclo mobilidade da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná), contando com apoio do Departamento Beltronense de Trânsito e da Associação de Ciclistas Beltronense (ACB).

       Na sequência foram realizadas abordagens com o intuito de enaltecer a importância do respeito no trânsito e informar a distância de 1,5 metro de segurança lateral ao passar ou ultrapassar o ciclista, estabelecida no Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro.

       Marilda Galvan, diretora do Debertran, destaca a importância deste modal que vem se intensificando, seja por meio de sua utilização para deslocamento ou como prática de lazer, sendo extremamente necessário a realização de ações que visem a conscientização e o respeito entre todos no trânsito.

Mobilidade Ativa

       A mobilidade ativa, também denominada de mobilidade não-motorizada, é uma forma de mobilidade para transporte de pessoas ou bens que faz uso unicamente de meios físicos do ser humano para a locomoção. Os meios de transporte ativos mais usados são andar a pé  e de bicicleta. A mobilidade ativa faz parte da mobilidade sustentável, sendo promovida predominantemente em meios urbanos. Por fazer uso apenas da força física do ser humano, é também a energeticamente mais eficiente.




Pular para o conteúdo