Curso capacita moradores da Nova Concórdia

21 de outubro de 2013

Prefeito Cantelmo Neto e secretários Jovelina Chaves, Ana Lucia Manfrói e Luiz Geremia visitaram as turmas

Mais de 30 mulheres do distrito de Nova Concórdia, no interior de Francisco Beltrão, estão se deslocando todos os dias até a cidade para participar do curso de Auxiliar de Produção, na área de costura industrial. Ofertado gratuitamente pela Prefeitura, o curso prosseguirá por dois meses e qualificará mulheres de perfis e idades diferentes ao mercado de trabalho.

Em visita a uma das turmas que participa do curso, o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) destacou o fortalecimento de indústrias de confecção no município e região e lembrou que o curso compõe um tripé de oportunidades que o governo municipal está levando á comunidade. “A Nova Concórdia é um importante distrito do município e para onde estamos concentrando esforços para levar casa, conhecimento e trabalho”, disse Neto. No distrito também serão construídas 50 casas para famílias de baixa renda e se articula a instalação de uma indústria fabril.

Ministrado na sede do Sinvespar, o curso é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e de Assistência Social (por meio do Pronatec), que viabilizaram a qualificação através do Senai. São três turmas: pela manhã, quase todos os alunos são da cidade e foram encaminhados pela Agência do Trabalhador; à tarde e à noite, são moradores da Nova Concórdia, que também ganham o transporte até a cidade.

Uma das alunas do curso é a dona Rita Chiapetti, que afirma que apesar da idade tem um objetivo claro com o curso. “Eu vou tentar entrar em uma firma”, diz. Este já é o terceiro curso da dona Rita, que atualmente trabalha como diarista.

As secretárias Jovelina Chaves e Ana Lucia Manfrói, além de Luiz Geremia, acompanharam as visitas do prefeito Cantelmo Neto às turmas do curso. São 160 horas de qualificação, em que são lecionadas técnicas que vão desde o acionamento da máquina de costura até a montagem final de peças.