Semana de Museus tem exposições em Beltrão

13 de maio de 2019

A administração municipal de Francisco Beltrão, por meio do Departamento Municipal de Cultura, está realizando atividades na Semana Nacional dos Museus. O tema desta edição é: “Museus como Núcleos Culturais – O Futuro das Tradições”. A programação começou nesta segunda-feira, dia 13, e prossegue até domingo, dia 19 de maio. O Dia Internacional dos Museus é celebrado em 18 de maio.

O Memorial de Francisco Beltrão e o Museu da Colonização, órgãos de preservação da história e vinculados ao Departamento de Cultura, realizam  uma programação especial que inclui oficinas, ações educativas e exposições. Com o objetivo de valorizar os artistas beltronenses, foi montado no hall de entrada da prefeitura a exposição do artista plástico Marcio Ronsani, intitulada “Lugares de Memória”, mostrando maquetes de edificações históricas e pontos turísticos do município. O material é confeccionado com palitos de fósforo.

No Espaço da Arte estão expostas obras da renomada artista plástica Carmes Franciosi. A exposição “Galeria de Memórias da Cidade”mostra a visão artística da paisagem histórica da antiga Vila Marrecas e dos seus casarões de madeira. No Coreto da Praça Eduardo Virmond Suplicy está acontecendo a Exposição Itinerante “Cango 75 anos”, que conta a evolução da cidade desde os tempos da Vila Marrecas através de imagens históricas e documentos do acervo do Memorial.

Durante a semana, alunos das escolas das redes municipal e estadual participam de oficinas de educação patrimonial. Também estão visitando as exposições. Nesta segunda-feira alunos da Escola Municipal Francisco Manuel da Silva, do bairro Novo Mundo, passaram pelos locais de exposição.