Público prestigia lançamento da Semana Farroupilha

20 de agosto de 2018

Centenas de pessoas aproveitaram a manhã ensolarada de sábado, 18, para comparecer no Calçadão de Francisco Beltrão e prestigiar o lançamento oficial da programação da 12ª Semana Farroupilha da Integração. Durante toda a manhã aconteceram a mateada, apresentações artísticas locais e regionais e a atração principal, o show com Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto.

A atividade foi organizada pelo Departamento Municipal de Cultura, juntamente com os CTGs Herdeiros da Tradição, Rancho Crioulo e Recordando os Pagos. As famílias puderam aproveitar para tomar chimarrão, reencontrar amigos e apreciar a música e a dança, visto que a tradição gaúcha está presente no município pelo fato de grande parte da população ser gaúcha ou descente de gaúchos.

Durante pronunciamento, o prefeito Cleber Fontana ressaltou a importância de incentivar todas as iniciativas culturais. “A tradição gaúcha é uma das culturas presentes em nossa cidade. Precisamos apoiar e apreciar as tradições dos nossos pais e avós, já que grande parte dos beltronenses veio do Rio Grande do Sul ou são filhos ou netos de gaúchos”, ressalta Cleber. O vice-prefeito Antonio Pedron, a diretora de Cultura, Mariah Ivonete Silva e os organizadores também se pronunciaram.

A programação da Semana Farroupilha será de 19 a 23 de setembro, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Na abertura, dia 19, tem a chegada da Chama Crioula no parque, solenidade, jantar e tertúlia. Dentre as apresentações artísticas no parque estão confirmadas as presenças de João Chagas Leite, Romário e os Bombachudos, Gaúcho da Fronteira e outros importantes artistas.

Também tem o concurso para a escolha de peão e prenda, encontro de gaiteiros, concurso de trovas, Missa Crioula e uma exposição sobre a história do evento e da indumentária gaúcha. Para esta edição o tem escolhido é “Tropeirismo”, que foi um ciclo econômico, social e cultural e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho.