Páscoa Encanta a praça central de Beltrão

Neste ano a Praça Suplicy, no centro de Francisco Beltrão, recebeu uma decoração especial para comemorar a Páscoa. A administração municipal, por meio do Departamento de Cultura, enfeitou o coreto e outros pontos da praça com coelhos, doces, ovos e árvores, criando a Páscoa Encantada.

Cada cenário tem um significado e foi cuidadosamente preparado para encantar as famílias e especialmente as crianças. Na parte externa do coreto são encontrados coelhos cuidando de hortas de cenouras, pendurados em árvores, andando de bicicleta e brincando, além de árvores enfeitadas com ovos confeccionados pelas escolas municipais.

Na parte interna do coreto podem ser visitados os cenários do boteco do coelho onde os amigos se reúnem para confraternizar, a confeitaria que a mamãe coelha cuida e o papai e a mamãe coelho embalando o bebê coelho. Todos os cenários trazem o significado de família, união e amor.

A relação do coelho com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida, pois se reproduz com grandes ninhadas. Neste contexto, para os cristãos, o coelho é uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo.