Na Expobel, Museu da colonização apresenta exposição sobre indústria e comércio

7 de março de 2016

Milhares de visitantes já passaram pelo Museu da Colonização nos primeiros dias da Expobel 2016. Durante todo o evento, o espaço está aberto com uma exposição sobre a indústria e comércio beltronense promovida pelo Departamento de Cultura.

“Estamos recebendo muitos visitantes e a grande maioria é de municípios da região, gente de idades variadas que vem conhecer ou relembrar um pouco da história da região”, explica o diretor de Cultura, Miguel Seymur. O Museu estará aberto todos os dias da Expobel até às 21 horas.

Alguns dos objetos em exposição e que fazem parte do acervo municipal já são bastante conhecidos de Valdomiro Joenck e Angelo Rosin, amigos de Verê que identificaram boa parte das ferramentas do museu. “Já tinha vindo aqui, mas tem bastante coisa nova e que a gente conhece por já ter trabalhando e até tem em casa uns parecidos, como a plaina e o debulhador”, diz Valdomiro.

Entre os objetos em exposição, a maioria lembra o cotidiano de colonizadores do município, como móveis e utensílios domésticos, e também as condições de trabalho, com ferramentas e até um trator.