Filme “Vizinhos” vence o Curtabel

13 de dezembro de 2018

A festa de premiação do 2º Festival Estudantil de Curta Metragem de Francisco Beltrão (Curtabel) foi realizada na noite de quarta-feira (12) no Espaço da Arte. A iniciativa é da administração municipal, por meio do Departamento de Cultura, e Núcleo Regional de Educação. O Curtabel surgiu em 2017 com  iniciativa do médico Osvaldo Gonçalves Ramos Junior, integrante do Comitê de Saúde Mental, que foi homenageado na abertura do evento.

O objetivo é envolver os jovens na reflexão sobre problemas sociais recorrentes na sociedade como violência, preconceito, abusos, discriminação e outros. O festival envolve estudantes ensino fundamental do 6º ao 9º ano, do ensino médio e técnico profissionalizante. As obras tiveram seus conteúdos relacionados a questões de relutância social ou educativa, almejando reflexão, conscientização ou para despertar para temas visíveis ou obscuros no âmbito social.

Os curta metragens passaram pela orientação de um professor coordenador responsável em cada escola participante. A prefeitura disponibilizou o cineasta Fábio D Lorian para coordenar a produção dos filmes, orientando os professores e alunos. Os filmes foram julgados pelos profissionais da área de cinema .Che Moais, André Mansilha, Jussara Moreira, Fabio D Lorian e Deny Weber. Também receberam voto popular na página de Facebook  do Departamento de Cultura. Foram inscritos doze trabalhos. Os premiados receberam o “Marrequinho de Ouro”, troféu símbolo do Curtabel.

Fizeram parte da Frente de Honra o prefeito Cleber Fontana, acompanhado da primeira dama Joice, a representante do Núcleo Regional de Educação, Ana Graziela Schimitz, a diretora do Departamento de Cultura, Mariah Ivonete Silva, o idealizador do projeto, Osvaldo Junior, o cineasta Fabio D Lorian e os professores Cristian Nesi e Giovane Schauss. A entrega dos troféus foi feita pela Miss Beltrão, Amanda Albanês e a Miss Teenager, Loryn Eduarda.

Confira a lista dos premiados:

Melhor edição e montagem: Jonas Evangelista, com o filme Vizinhos, do Colégio Tancredo Neves;

Melhor roteiro: Carolaine Pronibi, com o filme Vizinhos, do Colégio Tancredo Neves;

Melhor fotografia: Natali da Silva, com o filme A Fuga, do Colégio Telmo Octávio Muller de Marmeleiro;

Melhor produção: A Fuga, do Colégio Telmo Octávio Muller;

Ator coadjuvante: Fernando Correia, do filme O Ciclo, do Colégio Léo Flach;

Atriz coadjuvante: Julia de França, do filme A Fuga, do Colégio Telmo Octávio Muller;

Ator principal: Luiz Felipe Fornari, do filme O Ciclo, do Colégio Léo Flach;

Atriz principal: Sara Maquiele, do filme O Ciclo, do Colégio Léo Flach;

Melhor diretor: Gabriela Veiga Borges, do filme Vizinhos, do Colégio Tancredo Neves;

Melhor filme: Vizinhos, do colégio Tancredo Neves.