Cultura abre exposição sobre trabalho e comemora dez anos do museu

7 de março de 2014

Comemoração teve direito a bolo e “parabéns pra você”

Boa parte da programação cultural da Expobel deste ano foi aberta antes mesmo da feira. Ainda na tarde desta sexta-feira, o Departamento de Cultura de Francisco Beltrão comemorou os dez anos do Museu da Colonização – com direito a bolo e “parabéns pra você” – e lançou a exposição O Mundo do Trabalho, em parceria com o Museu Paranaense.

Durante a cerimônia, o prefeito Antonio Cantelmo Neto disse que iniciativas como esta, de aproximar a história das pessoas, devem ser “zeladas pelo poder público”. “Temos que manter a história viva, pois um povo que não tem memória não conhece suas origens e lutas”, afirmou. Durante toda a Expobel, o museu e a exposição receberão visitas, principalmente as agendas por escolas.

O Museu da Colonização foi criado em 2004 a partir da recuperação de objetos históricos e de uma casa que servia de morada para o administrador da Cango – Colônia Agrícola Nacional General Osório. Na abertura do espaço, o Departamento de Cultura homenageou o prefeito CAntelmo Neto, o presidente da Câmara, Paulo Grohs, a pioneira Ivone Fabris, a ex-diretora do Departamento, Tânia Penso Ghedin,  , o Incra e o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.