Começa Semana de Artes Plásticas

24 de abril de 2018

Na noite de segunda-feira (23) aconteceu a abertura oficial da 1ª Semana de Artes Plásticas de Francisco Beltrão, organizada pela administração municipal, por meio do Departamento de Cultura. A solenidade teve apresentações dos corais Municipal e da Marel, homenagens, além de pronunciamentos de autoridades e dos organizadores.

No Calçadão foi montada uma estrutura com tendas onde estão expostos os trabalhos dos artistas participantes. Várias atividades culturas também serão realizadas no Espaço da Arte. “Essa é mais uma iniciativa de democratização da cultura que estamos realizando em nossa gestão”, comentou o prefeito Cleber Fontana. Para ele, é uma forma de oportunizar que os talentos de todas as áreas possam mostrar seus trabalhos. “Escolhemos a nossa praça para realizar este evento porque aqui é o espaço do povo”, destacou o prefeito.

Durante a solenidade Cleber foi homenageado com o diploma de Mérito Cultural e recebeu do artista plástico Mark’s uma escultura alusiva aos 50 anos da Expobel. Vantuir Gomes, professor das oficinas de grafite do Departamento de Cultura, também foi agraciado com o diploma de Mérito Cultural. Mariah Ivonete Silva, diretora de Cultura, destacou que o principal objetivo é incentivar, apoiar e projetar o trabalho dos artistas locais. “Esta parceria valoriza a nossa expressão cultural, estimula a diversidade e faz a cultura acontecer em nosso município”, comentou Mariah.

A exposição no Calçadão prossegue até sábado, dia 28, aberta para a visitação no horário das 09h00 às 21h30. Serão realizados workshops, oficinas e palestras para crianças, acadêmicos e professores, além de apresentações culturais diárias. Os microemprededores individuais também estão presentes na praça comercializando lanches e bebidas.

Estão expondo suas artes os artistas Mark’s Escultor, Ivonete Medeiros, Claudia Mello, Graça Damschi, Elton Brunetti, Jeconias Rocha Guimarães, Vantuir Gomes, Ertal de Oliveira, Aline Krupkoski, Deonilson Andreatta, Sid Esculturas, Tita Blazius, Marco Antonio Mendes e Maria Eduarda Rochembach.

Compuseram a frente de honra os artistas participantes da Semana de Artes Plásticas, acompanhados do prefeito Cleber Fontana com a esposa Joice, Mariah Ivonete Silva, diretora de Cultura, Juliana Andrade, coordenadora de projetos do departamento, Rosa Vandresen, secretária municipal de Educação, e Maria de Lourdes Bertani, chefe do Núcleo Regional de Educação.