Beltrão recebe projeto cultural

28 de maio de 2018

Francisco Beltrão recebeu o projeto “Fazendo Arte Tecendo a Vida”. A Universidade Livre da Cultura (Unicultura) realizou atividades com alunos dos colégios estaduais Mario de Andrade e Suplicy. O artista multimídia, Thiago Thipan, organizou oficinas de grafite com os estudantes e realizou uma obra  relacionada a Revolta dos Posseiros no Parque Alvorada.

A escultora Janete Mehl desenvolveu uma escultura relacionada a árvore símbolo do Paraná, a Araucária. A escultura está exposta no espaço interno da prefeitura e futuramente será levada para outros espaços públicos. Todos os trabalhos foram desenvolvidos de forma gratuita através do projeto “Fazendo Arte Tecendo a Vida”, realizado pela Unicultura e Trento Edições Culturais.

O objetivo é promover a educação patrimonial voltada para adolescentes do Estado. O projeto é viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice) e tem incentivo das empresas Copel, Frimesa, Rodoparaná e Supermax, contando ainda com o apoio da secretaria estadual da Educação.

Para o prefeito Cleber Fontana, o incentivo à arte é de fundamental importância. “Ações relacionadas à arte sempre são bem recebidas e neste caso também foi uma forma de valorizar os nossos espaços públicos”., comentou. Mariah Ivonete Silva, diretora de Cultura, lembrou que somente 8 municípios do Paraná serão contemplados. “É mais um projeto que coloca Francisco Beltrão como polo regional também no setor cultural”, define Mariah.

Até julho o projeto promoverá oficinas de Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial, Inserção à Arte e Arte Urbana para os estudantes da rede pública de ensino. As oficinas tem o objetivo fomentar a consciência histórica e a prevenção à depredação de bens tombados, além de oferecer aos alunos o contato com técnicas artísticas.

Cada uma das cidades selecionadas receberá a criação de dois painéis pintados pelos artistas Janete Mehl e Thiago Thipan, promovendo a preservação e identidade cultural local. A Unicultura, criada em 2008, desenvolve projetos culturais e sociais com a proposta de difundir arte, conhecimento, cultura e valores humanos.

A partir desses valores, a Ong realiza diversos projetos como a Trupe da Saúde, que há 16 anos promove a humanização no ambiente hospitalar, a Oficina de Luthieria, que promove a educação e profissionalização de jovens em Telêmaco Borba, e o MBP para Crianças, que leva a cultura musical nos CMEIS de Curitiba, dentre outras iniciativas.