CRAS REALIZA ENCONTRO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA

23 de novembro de 2017

O 3º encontro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) de Francisco Beltrão foi realizado quarta-feira, dia 22, no auditório do Centro da Juventude, no bairro Pinheirão. O serviço é operacionalizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão vinculado à secretaria municipal de Assistência Social. Tem como o objetivo prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, garantir e ampliar o acesso aos direitos sociais.

De acordo com a coordenadora do CRAS Centro, Flavia Bedin Tognon, em 2017 o serviço atendeu 200 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos da cidade e de algumas comunidades do interior. Foram realizadas oficinas, cursos profissionalizantes e atividades sócio educativas abordando temáticas que visem à emancipação e o desenvolvimento destes jovens enquanto cidadãos de direitos.

Além disso, neste ano, foi firmada parceria com o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, onde é realizado o programa Pelotão Mirim, que busca o incentivo no esporte, além de atendimento odontológico, médico e conhecimentos éticos e cívicos. Além do CRAS Centro, o CRAS Norte também realiza estas atividades.

Na quarta-feira foi realizada uma programação especial durante todo o dia. De manhã antes da solenidade de abertura, houve a Ordem Unida e entoação do Hino Nacional pelos alunos do projeto Pelotão Mirim. Na sequência aconteceu a palestra “Eu e as Drogas” com Dr. Osvaldo Gonçalves Ramos Junior. Logo depois teve a apresentações dos alunos dos grupos de violão, oratória e teatro, certificação dos participantes nos cursos e almoço. À tarde tarde os alunos participaram de uma gincana, receberam lanche e a premiação para finalizar o encontro.

Prestigiaram a solenidade de abertura o prefeito Cleber Fontana, a presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel, os vereadores Rodrigo Inhoatto e José Carlos Kniphoff, a diretora de Assistência Social, Nadia Bonatto, a coordenadora do CRAS Centro, Flavia Bedin Tognon, a representante CRAS da Cidade Norte, a psicóloga Letícia da Silva, o coordenador do Centro da Juventude, Genuir Merlos, o representando 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, Sargento Paulo Sérgio, o presidente do Conselho Tutelar, Elton de Vargas, a responsável pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, educadora social Francielle Cristina Bussolaro da Silva, e o representante dos alunos do serviço, Eliseu de Oliveira.