Comissão da Prefeitura elabora edital para nova licitação do transporte coletivo

14 de fevereiro de 2014

Nova concorrência exigirá melhorias na qualidade do transporte e estipulará mudanças gradativas às empresas

Da assessoria

Grupo está se reunindo constantemente para levantar as necessidades de melhoria do transporte coletivo

Grupo está se reunindo constantemente para levantar as necessidades de melhoria do transporte coletivo

A concessão do transporte coletivo de Francisco Beltrão a empresas – que atualmente é feito pela Trans Scheid e Guancino – terá novos critérios que deverão melhorar a qualidade do serviço. Uma comissão da Prefeitura trabalha na elaboração do edital para uma nova licitação do transporte coletivo, que será lançado até o final de fevereiro.

Segundo o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, a principal ideia é melhorar a qualidade do transporte público para incentivar seu uso por mais pessoas. “Temos que ter uma cidade com menos carros e motos e mais meios alternativos de locomoção, como o coletivo, por isso estamos trabalhando em um edital que permita melhorar o transporte público”, afirma Scirea.

Um amplo estudo sobre os itinerários e quantidade de usuários foi elaborado e apresentado nesta sexta-feira ao grupo. As principais mudanças propostas estarão relacionadas ao aumento no número de itinerários e horários, a adaptação dos veículos para o transporte de cadeirantes e a possibilidade de implantação de um sistema eletrônico no lugar dos passes. Desde setembro a comissão vem estruturando o edital.

A nova licitação é uma determinação do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que determinou a realização da concorrência após julgar um recurso de uma licitação ainda de 2004. A Prefeitura foi notificada e teria um prazo de seis meses para a nova licitação, sob pena de multa ao prefeito.

Para o secretário de Administração, Saudi Mensor, as adaptações serão feitas gradativamente após a licitação. “Estamos partindo do formato que temos atualmente, com linhas Norte-Sul e Leste-Oeste, e pretendemos estipular a implantação dessas mudanças aos poucos”, diz.

A Prefeitura também fará um estudo para desobstruir e melhorar trechos que possuem o transporte coletivo nos bairros.




Pular para o conteúdo