Começou Vacinação Contra a Febre Aftosa

3 de maio de 2017

Vacinação

Teve início no dia 1٥ e prossegue 31 de maio a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. O Departamento de Agropecuaria da Prefeitura de Francisco Beltrão estima que no município devam ser vacinados 23 mil animais. A secretaria auxilia na divulgação da campanha que é promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR).

No Paraná, é adotada a estratégia de vacinação semestral de animais. Nesta primeira etapa devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. Na segunda etapa, em novembro, a vacinação deve ser feita em todo o rebanho, independente da idade.  A vacinação e sua comprovação são obrigatórias. A comprovação deve ser feita até o dia 31 de maio nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária da ADAPAR ou pela internet, acessando a página  (www.adapar.pr.gov.br).

O produtor deve comprar a vacina nas casas agropecuárias. Ao fazer a aquisição  deve exigir a Nota Fiscal de compra da vacina e o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral. A dose é de 5 ml para todos os animais, independente do peso e do tamanho. Após a aplicação, é preciso preencher o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral, relacionando corretamente a quantidade de animais existentes e de animais vacinados, por sexo e por idade. Para fazer a comprovação da vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária o produtor deve levar as duas vias do Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral e a Nota Fiscal da compra da vacina.