Ciclofaixa será inaugurada neste sábado com pedalada e sorteio de bicicleta

31 de janeiro de 2014

Ciclofaixa da rua Curitiba está praticamente pronta e sinalizada, faltando apenas alguns acabamentos

Uma pedalada do parque até o centro marcará a inauguração oficial da ciclofaixa da rua Curitiba, em Francisco Beltrão. O evento é organizado pelo grupo Pedala Beltrão e Prefeitura, mas também é aberto à participação de ciclistas amadores e visa divulgar e incentivar o uso da bicicleta entre a população.

A pedalada percorrerá um trajeto de pouco mais de 1,5 km: sairá da frente do Centro de Eventos às 9 horas e terminará no calçadão central, onde haverá uma oficina com dicas para os ciclistas. “Será o momento de lançar não só uma faixa na rua, mas um estilo de vida que está ligado à mobilidade com segurança, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito em exercício, Eduardo Scirea, que também párticipará da pedalada.

A Safira Fitness cedeu uma bicicleta para ser sorteada no momento do evento entre os participantes da pedalada e interessados.

Durante a semana, equipes trabalharam na pintura e sinalização da ciclofaixa, que integra o projeto de implantação do sistema binário do trânsito. A pista exclusiva para o tráfego de ciclistas ocupará o espaço que antes servia como estacionamento de veículos, na margem direita da pista, com 2,40 metros de largura e 3,2 km de extensão, sendo uma importante ligação entre o lado Leste e Oeste da cidade.

Segundo o diretor do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Rudimar Czerniaski, a ciclofaixa será a primeira parte de um circuito ciclístico que a Prefeitura pretende implantar no município ligando os parques da cidade. “Por iniciativa do 16oEsquadrão do Exército e envolvendo diversas instituições, estamos projetando uma rota que contemple várias regiões da cidade, até para que as pessoas se sintam convidadas a adotar esta prática como rotina em seus deslocamentos”, disse Rudi.