Central de Interpretação de LIBRAS

3 de julho de 2019

A partir desta quarta-feira (03) a secretaria municipal de Educação da Prefeitura de Francisco Beltrão passa a contar com a Central de Interpretação de LIBRAS. É o primeiro município do Sudoeste a prestar o serviço. O prefeito Cleber Fontana atende um pleito da Associação de Surdos e autorizou a contratação da intérprete de LIBRAS Monitiely Kummer, aprovada em concurso público.

A secretária de Educação, Mariah Ivonete Silva, enfatiza que se trata de uma ação de acessibilidade. “Agora os surdos tem um local adequado para solicitar apoio para deslocamentos, interpretação médica, jurídica, suporte ao mercado de trabalho e outros procedimentos, bem como para auxiliar os alunos das escolas municipais, estaduais ou particulares”, comenta a secretária.

O objetivo é promover a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais, garantindo acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade, preservando os seus direitos. Quem precisar poderá se dirigir até a secretaria, no mesmo prédio da prefeitura, ou manter contato pelo whatsapp, (46) 98404-1511.

A secretária Mariah e o coordenador administrativo da pasta, Vanderlei Nesi, se reuniram com Monitiely e com Maria Daniela Mendes, Lucas Rigon Link e Felipe Rocha Cavalheiro, integrantes da associação, para definir os detalhes finais para o início do serviço.

“Estamos felizes e emocionados com esta conquista de acessibilidade e por sermos os pioneiros no Sudoeste. É um orgulho que seja em Beltrão e esperamos que outros municípios da região sigam este exemplo”, comenta Lucas, que é ex-presidente da associação.

Maria Daniela também diz estar extremamente feliz pela conquista. “É uma luta de toda a comunidade surda e representa a comunicação diária que muitos não tinham e passam a ter a partir de agora. É um sonho realizado”. Também agradece o prefeito Cleber que, segundo ela,  prestou total apoio para o pleito e enaltece o trabalho da vereadora Elenir Maciel para que a conquista fosse viabilizada.