CAPACITAÇÃO SOBRE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

22 de fevereiro de 2018

Nesta semana o Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou uma importante capacitação dirigida aos produtores de leite que participam do Programa de Inseminação Artificial. A palestra foi realizada na Sociedade Rural tendo como palestrante o médico veterinária Francisco Gaievski, doutor em melhoramento genético e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O evento reuniu quase 100 produtores.
Segundo a diretora de agropecuária da prefeitura, Maria Lucia Matarezi, a iniciativa é de extrema importância para atualizar os conhecimentos dos inseminadores. “A produção de leite envolve diversos fatores, entre eles a reprodução. Com esta atualização os produtores recebem informações sobre os procedimentos da inseminação artificial para executá-la de forma correta e aumentar a taxa de concepção (prenhes)”, explica Maria Lucia.
Ela também lembra que mensalmente a prefeitura realiza distribuição de nitrogênio e sêmen para produtores de vacas leiteiras. Na próxima terça-feira, 27, será realizada mais uma distribuição nos pavilhões de gado do parque de exposições Jayme Canet Junior, com acesso pela rua Angelo Marcelo.