Capacitação para profissionais de Estética

23 de junho de 2017

IMG_1248

Na segunda-feira, 3 de julho, no período da tarde, no auditório do Centro Empresarial, será realizada capacitação sobre legislação sanitária. Trata-se de curso gratuito dirigido aos profissionais da área estética e de salões de beleza. A promoção é do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão.

A área de cuidados com a beleza e estética tem crescido muito na região, onde vários profissionais dessas áreas tem procurado seu lugar no mercado de trabalho. No entanto, quando se fala em cuidados estéticos também é preciso se preocupar com a saúde e saber os cuidados que devem fazer parte do dia a dia do profissional. A Vigilância Sanitária prioriza zelar pela saúde e bem estar do individuo em toda sua abrangência. Para isso, existem legislações especificas a cada função. No Estado do Paraná a Resolução 700/2013 regulamenta as atividades dos profissionais dessa área, em especial os cuidados com a esterilização de kits de manicures (alicates, espátulas, etc.) e pinças (sobrancelhas, acessórias, etc.), entre outras exigências.

Segundo a Inspetora da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Thalita Larissa Schmoller, o Sudoeste é considerado região endêmica em ralação aos casos de hepatites, que extrapolam o de outras regiões. “Em Francisco Beltrão tivemos 36 casos em 2015, 35 em 2016 e em 2017 já são 10 casos, além de outros problemas, como o tétano, que podem ser transmitidos por utensílios não esterilizados. A esterilização em autoclave se torna indispensável para quem trabalha nessa área. O bom profissional zela pela saúde do seu cliente e o cliente atento zela pela sua saúde cobrando do profissional total segurança dos utensílios utilizados”, esclarece Thalita.

Segundo ela, é importante que os estabelecimentos sejam devidamente regularizados, seguindo todas as normas, prestando serviços com segurança e responsabilidade. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas. Informações complementares podem ser obtidas através do telefone 3524- 64-57 ou no Centro Empresarial de Francisco Beltrão.