BELTRÃO REALIZA SEMANA DE AGROECOLOGIA

10 de outubro de 2017

Na próxima segunda-feira, 16, será iniciada a Semana da Agroecologia, com atividades até sábado, 21, no espaço coberto do Calçadão de Francisco Beltrão. A promoção é da administração municipal através do Departamento de Agropecuária, em parceria com diversas entidades.

A realização da Semana de Agroecologia está prevista em lei municipal de 2015 e visa comemorar a passagem do Dia Mundial da Alimentação,  cuja data é 16 de outubro, quando haverá a abertura do evento. O Departamento de Agropecuária organizou uma programação diversificada com palestras, seminários e atividades itinerantes.

Conforme a diretora do departamento, Maria Lúcia Matarezi, o foco principal é incentivar o consumo de alimentos orgânicos. “É preciso conscientizar o produtor sobre a qualidade do cultivo de alimentos sem agrotóxicos e incentivar o consumidor para dar preferência no consumo destes alimentos”, ressalta Maria Lúcia.

Para realizar a programação o Departamento de Agropecuária firmou parceria com órgãos estaduais e federais, além de universidades, institutos, associações, cooperativas e demais entidades da sociedade civil, assim como preconiza a lei municipal.

A solenidade de abertura na segunda-feira será às 09:00 horas. No mesmo dia, às 14:00 horas, visita de alunos das escolas municipais em três propriedades rurais com certificação de orgânicos. Às 19:00 horas, na Unioeste, seminário sobre alimentação e agroecologia. Maria Frizon Rizzoto vai palestrar sobre qualidade alimentar e agrotóxicos. Uma extensa programação terá sequência no decorrer da semana.