BELTRÃO REALIZA SEMANA DE AGROECOLOGIA

16 de outubro de 2017

Na segunda-feira, 16, teve inicio a Semana da Agroecologia, no espaço coberto do Calçadão de Francisco Beltrão. A realização da Semana de Agroecologia visa comemorar a passagem do Dia Mundial da Alimentação, cuja data é 16 de outubro. A promoção é da administração municipal, através do Departamento de Agropecuária, em parceria com diversas entidades.

O Departamento de Agropecuária organizou uma programação diversificada com palestras, seminários e atividades itinerantes. Para realizar a programação o Departamento de Agropecuária firmou parceria com órgãos estaduais e federais, além de universidades, institutos, associações, cooperativas e demais entidades da sociedade civil, assim como preconiza a lei municipal. No final da solenidade de abertura foram distribuídas mudas de plantas.

Na segunda-feira a partir das 14:00 horas acontecem visitas de alunos das escolas municipais em três propriedades rurais com certificação de orgânicos. Às 19h00, na Unioeste, seminário sobre alimentação e agroecologia. Maria Frizon Rizzoto vai palestrar sobre qualidade alimentar e agrotóxicos. Uma extensa programação terá sequência no decorrer da semana.

Várias entidades participam desta organização entre elas a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (FETRAF) – Francisco Beltrão, Associação de Estudos, Organização e Assistência Rural (ASSESOAR), Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Francisco Beltrão (COOFAPI), União das Cooperativas e Economia Solidária (UNICAFES), Rede Ecovida de Agroecologia, Associação de Agricultoras e Agricultores Ecológicos de Francisco Beltrão, Grupo Agroecológico Marrecas, Universidade Paranaense (UNIPAR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Centro Estadual de Educação Profissional do Sudoeste do Paraná (CEEP), além da prefeitura de Francisco Beltrão através do Departamento de Agropecuária, Conselho de Desenvolvimento Rural de Francisco Beltrão, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). As empresas apoiadoras da Semana da Agroecologia são: Cooperativa de Crédito com Interação Solidária (CRESOL), Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e Cataratas do Iguaçu de Produtos Orgânicos (GEBANA Brasil).