Associações discutem importância das patrulhas agrícolas

24 de fevereiro de 2014

Dirigentes das associações estiveram reunidos com a Prefeitura para aprimorar uso das máquinas e implementos

As patrulhas agrícolas compostas por tratores e implementos são de fundamental importância para aos agricultores, segundo apontaram as diretorias das associações de moradores em encontro nesta semana. A redução do valor pago na chamada “hora-máquina”, a agilidade na preparação do terreno e o apoio no plantio, silagem, transporte e colheita foram identificados como os principais benefícios.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural reuniu as associações para orientar sobre a elaboração dos relatórios de atividades, que agora devem ser feitos a cada trimestre, e apresentou os princípios do associativismo. “Alguns pontos importantes são a contemplação de todos os associados, sem discriminação, pela máquina, e a segurança dos operadores, que deve ser uma pessoa qualificada”, explicou Justino Rafagnin, diretor da Secretaria.

Os implementos são cedidos pela Prefeitura em forma de comodato às associações, que são responsáveis pela manutenção, controle das horas trabalhadas e recursos oriundos do pagamento.

Segundo a secretária Daniela Celuppi, a Prefeitura tem interesse em manter e ampliar a parceria com as associações, desde que o serviço esteja organizado. “Já nos reunimos com os dirigentes das associações e queremos melhorar nossos projetos e programas através destas parcerias”, disse Daniela.