Agricultor aposta na produção de uvas

11 de janeiro de 2019

Leocir Galvan, 63 anos, casado com Celi Galvan, é morador da comunidade de Rio Guarapuava, interior de Francisco Beltrão. O casal tem três filhos, dois moram na cidade e Leocir Galvan Junior reside com os pais. A família tem fruticultura, com a produção de uvas, uma das principais fontes de renda já há 24 anos, embora também produza leite e peixe.

O parreiral com 500 pés rende em média 4 mil quilos de uva Niágara, variedades branca, bordô e rosada. A comercialização é feita na maior parte para empresas. Somente a bordô não é vendida, pois Leocir utiliza para a produção de vinho.

A prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Agricultura, realiza trabalho de assistência técnica e acompanhamento da produção frutífera do município. O engenheiro agrônomo da prefeitura, Pedro Luis Niemies, auxilia os produtores com orientações sobre a poda correta, manejo de pragas e doenças, além do uso correto de substratos e adubação.

A secretária municipal de Agricultura, Maria Lucia Matarezi, o diretor da secretaria, Claudimar de Carli e o engenheiro agrônomo, Pedro Niemies, visitaram a propriedade de Leocir para verificar a produção e observar na prática a aplicação das técnicas que garantem melhor qualidade e produtividade.