Abril Verde conscientiza sobre a prevenção de acidentes de trabalho

17 de abril de 2020

O mês de abril é dedicado para a conscientização sobre a redução dos acidentes de trabalho.   Inclusive 28 de abril é o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, em 1969, um acidente matou 78 trabalhadores de uma mina nos Estados Unidos. Além disso, 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde.

Em Francisco Beltrão foi aprovada em 2019 a Lei Municipal 4.674, que  institui a campanha “Abril Verde”. Este ano o mês da prevenção de doenças e acidentes ocupacionais chegou acompanhado de um desafio mundial ainda maior.

Para a engenheira de segurança do Trabalho da prefeitura, Natielen Somariva Toledo Penso, “é momento de muita reflexão devido as muitas indagações relacionadas a pandemia da Covid-19”.

Em tempos de coronavírus, como garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em serviços essenciais? Como proteger as equipes da saúde e tantos outros profissionais e voluntários que trabalham incansavelmente em prol de toda a nossa população ?

Segundo ela, neste momento, além das normas das autoridades sanitárias, torna-se ainda mais necessário o cumprimento das normas regulamentadoras (NR 32) que estabelecem as medidas de proteção para a segurança e a saúde dos trabalhadores em serviços de saúde.

Em Francisco Beltrão estava previsto um simpósio em parceria com o Colégio Estadual Reinaldo Sass, envolvendo autoridades dos órgãos que atuam na prevenção da saúde e segurança do trabalhador. Porém, devido a necessidade de evitar aglomerações, em função da prevenção do coronavirus, a atividade foi cancelada.

A Torre da Concatedral ficará verde a partir da próxima semana, até o final de abril, como forma marcar a passagem da data. “Faremos esta ação com o objetivo de levar ao conhecimento da comunidade a passagem do Abril Verde e ao mesmo tempo oportunizar que todos reflitam sobre a necessidade da segurança nos ambientes de trabalho”, explica Natielen.