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Prefeitura notifica proprietários de terrenos por falta de limpeza

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No ano de 2019 pelo menos 400 proprietários de terrenos baldios tomados pelo mato foram notificados pelas equipes de fiscalização da Secretaria de Viação e Obras da Prefeitura de Francisco Beltrão. Desse total, em 250 casos a limpeza foi feita pela prefeitura e os proprietários foram multados. Os valores da limpeza e da multa constam no carnê do IPTU de 2020.

       Pelos valores atuais da Unidade de Referência do Município (URM) o montante gasto em um terreno de 300 m2 é de R$ 234,00. Para esta metragem o valor da limpeza chega a R$ 164,00 e a multa fica em cerca de R$ 70,00. A área onde a limpeza foi efetuada no ano passado é de 74 mil m2. Os demais proprietários providenciaram a limpeza dentro do prazo de dez dias após serem notificados.

      O secretário Claudio Borges lembra que os proprietários são os responsáveis por manter seus lotes limpos, mas em muitos casos não cumprem a legislação. “Quando isso acontece gera uma série de problemas, inclusive de saúde pública. Por isso mantemos um trabalho permanente de fiscalização e de limpeza”, destaca Borges. Inclusive quando o proprietário não é localizado a notificação é divulgada por meio do órgão oficial do município.

       Sugestões e denúncias a respeito de terrenos sujos podem ser feitas diretamente na secretaria, no mesmo prédio da prefeitura, ou pelo telefone 3520-2222. “É importante este apoio da nossa comunidade, nos indicando os locais onde o problema está ocorrendo para que possamos tomar todas as medidas previstas em lei”, conclui o secretário. 

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