Município paulista conhece estrutura de secretaria de Francisco Beltrão

16 de outubro de 2013

Vinicius Fogaça e Douglas Bergamo com Camila, Daniela e Sidney, da secretaria de Desenvolvimento Rural

Durante três dias, representantes da Prefeitura de Itapeva, no interior de São Paulo, estiveram em Francisco Beltrão conhecendo programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. A ideia inicial dos técnicos era conhecer o sistema de inspeção municipal, mas acabaram por também verificar o funcionamento de todo o programa + Vida no Campo, desenvolvido neste ano pela Secretaria.

O veterinário Vinicius Fogaça e o engenheiro agrônomo Douglas Bergamo agendaram a visita após saber que Beltrão era referência regional em inspeção sanitária e, por dois dias, conheceram agroindústrias de diversos segmentos no município. “Valeu muito a pena; tem muita coisa que dá pra implementar quando voltarmos”, afirmou Fogaça.

Membros da secretaria acompanharam os técnicos nas visitas. Uma das ações que mais impressionou a dupla foi o Programa de Combate a Brucelose e Tuberculose, em que o município subsidia a realização dos exames, feitos em todo o rebanho bovino de Beltrão, além do Programa de Inseminação Artificial, que garante a melhoria genética do rebanho leiteiro.

Localizado no Sudoeste de São Paulo, bem próximo da divisa com o Paraná, Itapeva é um município com cerca de 90 mil habitantes. Apesar da mesma dimensão populacional, a agropecuária do município paulista é mais centrada em médias e grandes propriedades.