Separação de lixo

4 de julho de 2017

A secretaria Municipal de Meio Ambiente está orientado a comunidade que a partir de agora o lixo reciclável colocado junto com o lixo domiciliar não será mais coletado. A medida está sendo adotada porque, apesar de todas as campanhas de conscientização, é comum encontrar produtos recicláveis misturados no lixo domiciliar ou o domiciliar no reciclável.

A coleta seletiva de lixo foi adotada em Francisco Beltrão em 2007 e a partir de 2012 atingiu todo o perímetro urbano. Desde a implantação vem sendo realizadas campanhas de orientações sobre a necessidade de separação do lixo, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) e na Lei Municipal  3724/2010.

O secretário da pasta, Adriano David, e o diretor, Vilmar Rigo, se reuniram com servidores da coleta de lixo e integrantes da Associação dos Catadores de Papel para repassar orientações sobre quais tipos de resíduos devem ser recolhidos, visto que é obrigação da população separar e colocar em dias específicos os resíduos orgânicos e os recicláveis.

Antes de adotar a medida, a secretaria realizou uma campanha, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, com visitas em mais de 20 mil domicílios. Foram entregues panfletos com orientações sobre o tema. Rigo explica que os servidores da coleta de lixo não irão recolher sacos ou sacolas com lixo que esteja misturado.

Os resíduos orgânicos são restos de comida, papel de uso higiênico, guardanapos engordurados, fraldas e absorventes. Os materiais recicláveis são papel, plástico, vidro e metal. Além do não recolhimento, o morador poderá ser penalizado com advertência ou multa prevista na lei.

A coleta de materiais recicláveis é responsabilidade da Associação dos Catadores de Papel. A Secretaria ainda comunica que As pessoas que não possuem a bolsa amarela para separação dos recicláveis podem utilizar sacolas de supermercados, caixas de papelão ou outras bolsas. A orientação é que todo material reciclável deve ser coletado, independente da embalagem onde estiver acondicionado. O importante é realizar a separação e obedecer ao calendário da coleta seletiva. A equipe de coleta repassará para a secretaria os endereços onde não está sendo realizada a separação para a notificação.

RIGO




Pular para o conteúdo