Prefeitura apoia reciclagem de lixo

19 de junho de 2017

Uma iniciativa da prefeitura de Francisco Beltrão resolveu um problema que se arrastava por um longo período, a classificação de lixo reciclável em residências. Um barracão de 1.200 m2, localizado no bairro Sadia, será usado de forma coletiva para abrigar 16 famílias que atuam nesta atividade e faziam a separação nas próprias casas. O aluguel, água e luz serão pagos pelo município. O local foi dividido em oito boxes para facilitar o trabalho de separação.

Nesta segunda-feira (19), o prefeito Cleber Fontana, integrantes da Associação de Catadores de Papel, da secretaria municipal de Meio Ambiente e da Vigilância em Saúde participaram do ato de entrega do barracão. Depois da separação, o material será coletado pela associação de catadores do município com algumas exceções, caso dos vidros e de sucata metálica, que serão comercializados diretamente com empresas do setor.

O prefeito Cleber enfatizou que esta atitude da administração municipal resolve um problema ambiental e de saúde pública. “São famílias que tiram o seu sustento por meio deste trabalho e precisávamos encontrar uma solução. Estamos atendendo um pedido da comunidade e dando condições dignas de trabalho para estas pessoas”, concluiu.

O secretário de Meio Ambiente, Adriano David, explicou que desde o início do ano a sua pasta, a Assistência Social e a Vigilância em Saúde buscavam uma saída. O trabalho de reciclagem estava sendo feito em pelo menos oito bairros, inclusive alguns casos em áreas de preservação permanente. A lei municipal 3.724/2010 proíbe o acúmulo e manuseio de lixo em casa, incluindo reciclados. “O problema existia e tínhamos que resolver em curto prazo, sem prejudicar estas famílias”, enfatiza Adriano.

Ele lembra que as pessoas trabalhavam em local a céu aberto e o lixo depositado resultava em muitas reclamações, principalmente dos vizinhos, especialmente  porque provocavam odor e a proliferação de animais vetores de doenças. A fiscalização do município será intensificada para evitar que o problema não volte a surgir, uma vez que esta ação foi de cunho corretivo.

Participaram do ato de entrega do Barracão o prefeito Cleber Fontana, Adriano David (secretário de Meio Ambiente), Vilmar Rigo (diretor da secretaria), Andréa Zorzo Almeida, Dalva Colling e Bruna Freitas (Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde), Joel Ferreira (presidente da Associação de Catadores de Papel) e João Manfroi (diretor financeiro da associação).