Prefeito Cantelmo Neto anuncia modernização da coleta de lixo na cidade

20 de outubro de 2015

Prefeito Cantelmo Neto anunciou o projeto piloto do novo sistema de coleta durante a reunião semanal da Acefb

A avenida Julio Assis Cavalheiro receberá o projeto piloto da Secretaria de Meio Ambiente com um novo sistema de coleta de resíduos orgânicos e recicláveis projetado pela Prefeitura. O anúncio da modernização da coleta foi feito pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto durante a reunião semanal da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), nesta terça-feira (20).

O novo sistema permitirá a redução do fluxo dos caminhões de coleta com a ampliação da capacidade de armazenamento das lixeiras. Novos modelos do tipo contêiner serão instaladas em vagas de estacionamento e recolhidas mecanicamente através de um sistema hidráulico adaptado nos caminhões.

A novidade, segundo o prefeito Neto, irá melhorar a coleta de resíduos na cidade. “Estamos apostando neste tipo de modernização, que necessita menos mão de obra, reduz o fluxo dos caminhões na área central e agiliza a coleta. Temos que fazer a nossa parte para que a cidade fique cada vez mais limpa e os mecanismos de recolhimento dos resíduos mais práticos e eficientes”, destacou o prefeito.

O novo sistema não tem data para entrarem funcionamento. A Prefeitura trabalha em um novo processo licitatório para adquirir as  lixeiras contêineres e pretende investir mais de R$ 120 mil para implantar o modelo na avenida Julio Assis, que receberá 88 lixeiras no trecho entre quartel do Exército e a Unipar. Posteriormente, o modelo deverá ser expandido para outras ruas da área central.

Atualmente são coletadas cerca de 58 toneladas de resíduos orgânicos em Beltrão todos os dias. O material é destinado ao aterro sanitário mantido pelo município; já os produtos recicláveis são recolhidos pela Coleta Seletiva, serviço feito pela Associação de Catadores de Papel em parceria com a Prefeitura.