Meio Ambiente orienta sobre distribuição de mudas

8 de maio de 2020

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Beltrão possui em seu banco de mudas arbóreas mais de 40 espécies nativas, incluindo Pinheiro Araucária. A população tem acesso gratuito a estas mudas.  A distribuição é mantida de forma permanente na prefeitura, sede da secretaria (na avenida Santo Fregonense, bairro Vila Nova), nas unidades do Poupa tempo da Cidade Norte e do Bairro São Miguel e no CRAS do bairro Padre Ulrico.

O secretário Adriano David explica que não é feita mais a entrega de mudas no Viveiro Municipal, salvo através de agendamento via secretaria. Ele relata que o viveiro tem o objetivo de produzir mudas nativas para atender os programas municipais “Meu Quintal” (residencial) e Empresa Verde” (empresarial).

“Além disso, o objetivo maior é fomentar o plantio de mudas nativas nas áreas de matas ciliares e no entorno de nascentes na zona rural, para garantir  a produção de água em quantidade e qualidade para o abastecimento humano e animal”, enfatiza Adriano. Também diz que o plantio em áreas de preservação permanente é necessário para a manutenção da estabilidade geológica contra deslizamentos e para evitar o carreamento de solo e nutrientes para as águas.

“Tudo isso resulta no resgate mosaico e natural proporcionado pela existência da Floresta Ombrófila Mista, pertencente ao bioma Mata Atlântica, natural de nossa região”, comenta Adriano. Informações complementares sobre a produção de mudas e o acesso a estas mudas podem ser obtidas por meio do whatsApp da secretaria, 99128-0606.