Meio Ambiente lança programas de arborização

23 de julho de 2019

A secretaria municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Beltrão está lançando dois programas que visam incrementar e melhorar a arborização urbana. Denominadas de “Empresa Verde”  e “Meu Quintal”, as duas ações estão focadas em parcerias com  a comunidade. Recentemente o secretário Adriano David apresentou os projetos em reunião realizada na Associação Empresarial.

O Empresa Verde prevê o plantio de árvores em calçadas em frente empresas e condomínios. “O programa visa identificar e medir a importância dada pela classe empresarial beltronense com a qualidade do ar e o microclima,  a manutenção da biodiversidade urbana,  paisagismo da cidade, amortecimento acústico, contribuição para o estimulo de atividades físicas como caminhadas e ciclismo, além dos benefícios propiciados pelo sombreamento e a estética”, explica o secretário Adriano.

As empresas interessadas em participar do programa devem manter contato com a secretaria. Um profissional do Meio Ambiente vai até o local para avaliar a situação de fiação e calçadas. Na sequência indicará a quantidade de árvores que devem ser plantadas bem como as espécies recomendadas.  A equipe da secretaria fará o plantio e repassará as orientações para os proprietários e colaboradores da empresa cuidarem das plantas.

Quando não houver viabilidade técnica e de acessibilidade para o plantio de espécies arbóreas, o empresário poderá utilizar espécies ornamentais considerando os princípios de acessibilidade. A empresa receberá um selo atestando a sua parceria, participação no programa e o interesse em colaborar com a melhoria do meio ambiente “É uma forma de reconhecer e valorizar todas as empresas que firmarem a parceria”, diz o secretário.

O Meu Quintal vai fornecer mudas nativas oriundas do viveiro municipal para plantio dentro de áreas particulares. O sistema é semelhante. Basta o morador manter contato com a secretaria para manifestar interesse no plantio de árvores em seu terreno. “Mantemos um programa permanente de arborização urbana e com estas iniciativas e parcerias pretendemos ampliar ainda mais, além de indicar as espécies consideradas ideais para o plantio”, relata Adriano. A sede da secretaria de Meio Ambiente fica na avenida Santo Fregonese, número 1800, atrás do Cesul. Os contatos podem ser mantidos pelo WhatsApp 99128-0606.