Meio Ambiente fomenta programa de arborização urbana

25 de junho de 2020

A secretaria municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Beltrão mantém o plantio intensivo de árvores no perímetro urbano para diminuir o déficit de arborização nas vias, nos espaços públicos e para a reposição devido a necessidade de remoção de árvores comprometidas.

O secretário Adriano David informa que foram plantadas cerca de 1.400 árvores somente das mudas viabilizadas através de convênio do município com os viveiros florestais da Copel. Neste caso as mudas são plantadas com porte médio de 3 metros de altura.

“A escolha das espécies segue critérios de largura de calçadas, uso coletivo do espaço e presença ou não de fiação. Desta forma definimos o porte da árvore adulta como grande ou médio”, explica Adriano. Espécies como Ipê Roxo, Alecrim da Campina, Guajuvira, Canafístula, Angico, Cambuí, Guabiju e Vacum são as mais utilizadas.

O plantio é realizado pela equipe técnica da secretaria de Meio Ambiente, contando com o suporte da secretaria de Viação e Obras. Inclusive em algumas situações, em locais de maior movimento, o plantio é realizado durante a madrugada para não atrapalhar o trânsito, devido a utilização do caminhão trado da prefeitura.

“É importante que a população saiba que mantemos o programa de arborização urbana de forma permanente. Também agradecemos a parceria com as empresas que estão aderindo ao programa “Empresa Verde”, realizado pela secretaria. Os empresários e seus colaboradores contribuem por meio de uma visão coletiva e evoluída, cuidando das árvores plantadas em frente os estabelecimentos”, completa o secretário Adriano.