Meio Ambiente e forças de segurança se unem contra queimadas

17 de abril de 2020

A secretaria municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Beltrão terá o apoio das forças de segurança para combater as queimadas no município. Nesta semana o secretário Adriano David coordenou reunião para tratar do assunto. O encontro contou com a participação dos comandos do 10º Grupamento de Bombeiros, 21º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Ambiental Força Verde, 19ª SDP (Polícia Civil) e Defesa Civil.

“Estamos solicitando o apoio das forças de segurança para coibir as queimadas. Trata-se de um procedimento proibido e que, historicamente, aumenta neste período do ano”, explica Adriano. Segundo ele, esta época do ano merece atenção especial devido a precocidade do inverno que se aproxima. “Além disso, o baixo volume de chuvas em todo o Sul do País está gerando escassez de água e diminuindo a umidade relativa do ar. A vegetação seca acarreta riscos maiores. Também temos que nos preocupar com a faixa da população que se enquadra no grupo de risco por doenças respiratórias devido ao coronavírus”, diz Adriano.

A queima de lixo, folhas, entulhos e outros materiais a céu aberto é passível de sanções administrativas e criminais previstas nas Leis Federal 9.506 de crimes ambientais, 3360/2017 do Código Ambiental Municipal e 4618/2018 do Código de Posturas. Quem desrespeita as leis está sujeito a multas que variam 10 até 500 URM’s (Unidades de Referência do Município). O valor atual da URM é de R$ 54,76. Significa que o valor da multa pode ser entre R$ 547,60 a R$ 27.380,00.

Destinação correta

A orientação da Secretaria de Meio Ambiente do município é de que folhas, grama e galhos gerados dentro dos lotes sejam preferencialmente utilizados como compostagem dentro do terreno. Quando não possível, devem ser acondicionadas em sacos plásticos e colocadas junto com o lixo orgânico no dia da coleta.

Os galhos preferencialmente devem ser utilizados em churrasqueiras ou fogão a lenha. Materiais como plásticos, papel ou papelão devem ser encaminhados para a coleta de recicláveis no seu respectivo dia. Para móveis volumosos, como colchões, camas, cozinhas e balcões devem ser levados até o barracão usado para esta finalidade, localizado nas margens da PR 566, próximo do Centro de Eventos Marabá, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.