Meio Ambiente distribui 17 mil mudas de árvores

Durante o mês de setembro a secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Beltrão distribuiu mais de 17 mil mudas de árvores nativas produzidas pelo viveiro municipal. Foram 12 mil mudas plantadas em áreas rurais e cinco mil na cidade, distribuídas em mais de 50 pontos, inclusive por empresas que fizeram parceria com a secretaria.

De acordo com Adriano David, secretário de Meio Ambiente, na cidade as mudas foram  direcionadas para terrenos particulares, visando intensificar a cobertura verde, fortalecendo a  manutenção e melhora do microclima, purificação do ar, barreira acústica, manutenção do equilíbrio da avifauna e de agentes polinizadores.

Também serve como medida compensatória devido a necessidade de supressão de árvores em vias públicas, seja pelo comprometimento fitossanitário dessas plantas, idade, edificações ou correção de calçadas para adequação as normas de acessibilidade.

Para espaços públicos, como calçadas e praças, são utilizadas mudas em estágio avançado de crescimento, partindo de três metros de altura, viabilizadas por meio de convênio com a Copel Florestas e plantadas com apoio da equipe da secretaria de Viação e Obras.       “Em setembro o trabalho foi intensificado devido a comemoração do Dia da Árvore. Também realizamos palestras nas escolas municipais e coletamos quase oito toneladas de resíduos eletroeletrônicos domiciliares”, completa Adriano.