Semana do Meio Ambiente

5 de junho de 2018

Nesta terça-feira, 05, a administração municipal de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, realizou a cerimônia de abertura da programação da Semana do Meio Ambiente de Francisco Beltrão, no auditório do Centro de Eventos. Participaram diversas autoridades, coordenadores, representantes de órgãos municipais e estaduais, professores e alunos dos colégios estaduais Suplicy, Mário de Andrade e Tancredo Neves, e da Escola Vida e Ensino. O objetivo é alertar a população sobre a importância da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais.

Durante a abertura o vice-prefeito Antonio Pedron comentou sobre a importância da preservação dos bens naturais. Segundo ele, “o trabalho de conscientização, especialmente das crianças, é a principal ação que devemos praticar e de maneira permanente”. O secretário Adriano David discorreu sobre várias iniciativas da secretaria. Segundo ele, são muitos programas em andamento, alguns em parceria com outros órgãos, que a longo prazo receberão o reconhecimento da comunidade. Após a solenidade teve a apresentação da peça teatral “O Cabra da Peste e o Meio Ambiente”, com atores da Companhia Théspis.

Nesta quarta e na quinta-feira, dias 6 e 7, técnicos da secretaria farão palestras sobre compostagem doméstica e técnicos da Sanepar falarão sobre o projeto “Vamos Construir Esta Realidade”. Estas atividades serão nas escolas municipais Juscelino Kubitschek e João Paulo II, nesta quarta-feira, Basílio Tiecher e Epitácio Pessoa, na quinta-feira. Na sexta-feira, 8, as atividades serão no Calçadão e no pátio da BRF/Perdigão, na Cidade Norte. Haverá recebimento de lixo eletrônico doméstico e óleo de cozinha usado, distribuição de árvores nativas, além do repasse de orientações para a comunidade.

Frente de Honra

Fizeram parte da frente de honra as seguintes autoridades: vice-prefeito, Antonio Pedron; primeira dama, Joice Fontana; vereadora Elenir Maciel, presidente da Câmara; vereador Silmar Gallina; secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano David; comandante do Corpo de Bombeiros, Major Heitor Soster; representante da Polícia Ambiental, soldado Débora; diretor regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Juan Artigas; diretor regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Dirceu Abatti; diretor regional do Instituto das Águas do Paraná; Alberto Piccinini; diretor da secretaria municipal de Meio Ambiente, Vilmar Rigo; coordenador municipal da Defesa Civil, Subtenente Gross; chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Maria de Lourdes Bertani; representando a secretaria municipal de Educação, professor Edilson dos Santos.