Centro de Zoonoses resgata gavião ferido

6 de fevereiro de 2020

Nesta semana equipe do Centro de Zoonoses de Francisco Beltrão resgatou um gavião com fratura na asa direita. A ave conhecida como gavião do banhado e com o nome científico Circus Buffoni foi localizada próximo de uma casa na comunidade do Rio Tuna. O centro de Zoonoses foi acionado e o resgate feito pelo médico veterinário Everton Leonardi da Silva.

Depois de alguns dias de tratamento apresenta boa recuperação e aos poucos vai se familiarizando com a equipe. Após ter o problema sanado haverá o acompanhamento para verificar se terá condições de voar novamente. Se não puder será mantido no local como uma espécie de mascote.

O Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal de Francisco Beltrão realiza trabalho focado na prevenção e controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais para as pessoas, bem como no tratamento de animais feridos. É mantido pela administração municipal, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente.

Recentemente a prefeitura adquiriu o Castramóvel para a castração de cães e gatos. A estrutura será usada no Centro e para atendimento descentralizado nos bairros. O trailer é composto de salas de preparo, de paramentação e de cirurgia, setor de esterilização, ar condicionado, banheiro e outras instalações. No momento estão sendo feitas algumas adequações e o trabalho na prática começa nas próximas semanas.