Catadores de recicláveis se ferem com vidros

23 de dezembro de 2017

Num intervalo curto de tempo, três trabalhadores da Associação dos Catadores de Papel de Francisco Beltrão (ASCAPABEL) foram vítimas de acidentes enquanto realizavam a coleta dos resíduos. Todas as situações envolveram lesões por cortes foram provocadas pelo contato com cacos de vidro não adequadamente acondicionados, gerando a necessidade de afastamento do trabalhador até a sua recuperação.

Em função dos problemas registrados, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu um comunicado como forma de conscientizar as pessoas. O secretário Adriano David destaca que o município de Francisco Beltrão tem evoluído em relação ao encaminhamento dos resíduos passíveis de reciclagem ao Programa Municipal de Coleta Seletiva.

O empenho da secretaria tem produzido efeitos bastante positivos em termos de gestão de resíduos sólidos, promovendo benefícios sanitários, ambientais e sociais. As instruções fornecidas para que todos gerenciem seus resíduos de forma correta na grande maioria das vezes é seguida pela população.

No entanto, algumas pessoas não tem dado a devida atenção à determinadas situações, ocasionando acidentes aos catadores, principalmente, no momento da coleta. A secretaria reforça os cuidados que devem ser tomados para que acidentes sejam evitados:

Vidro quebrado: embrulhe com várias camadas de jornal, inserindo dentro de recipiente rígido com tampa ou caixa de papelão identificada. No momento do descarte, não deixe o material diretamente em contato com sacolas plásticas, sem a devida proteção;

Espinhos, pregos e demais materiais perfurantes e cortantes: coloque dentro de garrafa PET, com tampa, ou no interior de latas metálicas com tampa;

Tampas de latas de aço, como conservas e óleo: empurre a tampa para dentro da lata, de modo que não fiquem expostas as partes cortantes;

Cães bravos: Mantenha os cães amarrados ou os portões sempre bem fechados. Deixe seu lixo fora do alcance dos cães. Os profissionais estão orientados a não realizar a coleta se o cão oferecer risco.

Lembre-se, a segurança dos catadores também depende de você!