Campanha recolhe 15 toneladas de lixo eletroeletrônico em dois dias

14 de fevereiro de 2014

Da assessoria

Volmir Vetorello levou um monitor sem utilidade na garupa da moto para ser destinado corretamente

Volmir Vetorello levou um monitor sem utilidade na garupa da moto para ser destinado corretamente

A primeira campanha do ano promovida pela Secretaria de Meio Ambiente para recolher lixo eletroeletrônico arrecadou cerca de 15 toneladas de materiais entre computadores, monitores de tevê, impressoras e rádios sem utilidade. Todo esse montante foi arrecadado em dois dias de campanha, no calçadão central, e pode ser considerado positivo, segundo a secretária Joice Barivieira.

“A aceitação da população a essa ideia de descartar de forma correta este tipo de material está aumentando a quantidade de lixo arrecadado em cada campanha”, afirmou Joice. No ano passado, em três campanhas foram coletadas 36 toneladas de lixo eletroeletrônico.

Durante a quinta e sexta-feira, foi intenso o movimento de pessoas que queriam se desfazer de algum equipamento ou eletrodoméstico sem conserto, como Volmir Moaratelli, que trouxe um monitor de computador na garupa da moto. “Já tava dando problema e aí eu resolvi trazer ao invés de jogar em qualquer lugar”, disse.

Após coletado, o material é levado até a Ambients, empresa de Pato Branco que os desmonta e comercializa em partes para empresas de reciclagem, retirando todos os componentes, separando o que é ferro, cobre, alumínio e fio e vendendo para a reciclagem.

Quem perdeu a campanha ainda pode se desfazer do lixo eletroeletrônico nos chamados ecopontos, que são lojas que recebem o material e destinam corretamente. Em Beltrão, a Scotti, Tabajara, IGS, Biavatech e a Real Móveis da Cidade Norte recebem os eletroeletrônicos sem utilidade. Ao longo do ano, a Secretaria pretende fazer novas campanhas.




Pular para o conteúdo